terça-feira, 29 de julho de 2014

Dicas de pisos - Laminado, Porcelanato ou Vinílico? Qual a diferença?


Quando começamos uma reforma ou uma construção a primeira e primordial decisão que precisamos tomar é qual piso devo colocar, pensando nisso, separei umas dicas para  saber qual piso combina com você.
Por ser um assunto que requer uma atenção especial por sua grande variedade, resolvi distribuir essas dicas em partes, para não se tornar uma leitura cansativa e para ficar mais fácil o compreendimento.






Piso Laminado



Esse tipo de piso recebe esse nome porque é fabricado em camadas e revestido por uma lamina decorativa normalmente produzida em HDF ou HPP, ambos obtidos através das fibras de madeira. A camada final se chama overlay, um filme cristal de celulose impermeabilizante que fornece brilho à lamina. 

Ambientes 

Salas e quartos

Vantagens

Preço baixo, grande variedade de cores e texturas, replicam madeira natural, fácil limpeza, mais resistente a riscos e é funcional como isolante acústico.

Desvantagens

 Vulnerável a água e ao calor intenso, não é possível restaurar e é importante atentar-se ao desnível.

Manutenção

Para limpeza um pano úmido ou detergente neutro e produtos que tenham somente ação de limpeza e desinfetante. Use-os sempre diluídos em água;

Não são recomendados produtos à base de cera ou silicone, pois eles podem formam um filme gorduroso na superfície, o que pode acabar manchando;

Esse tipo de piso não aceita tonalização;


Evite usar materiais abrasivos, como os saponáceos, palhas e esponjas de aço, pois eles riscam a superfície;

Muito sensível a líquidos, se derrubar algo seque e limpe imediatamente para evitar manchas;

O indicado é passar o pano no sentido da textura do piso, isto é, no sentido do comprimento das réguas;

Evite instalar ou expor o piso em lugares com incidência direta de Sol;

Coloque feltro sob os pés dos móveis para evitar riscos.



Porcelanato




Porcelanato é um material prensado com absorção de água menor ou igual a 0,5%. Uma massa de Porcelanato é composta basicamente por uma mistura de argilas, feldspatos, areias feldspáticas e, as vezes, caulins, filitos e aditivos, quando necessários. 
Atualmente o porcelanato domina o mercado mundial de revestimentos cerâmicos. É extremamente difundido nos grandes países produtores mundiais como Itália, Espanha, China e Brasil. Pode ser subdividido em duas grandes categorias: porcelanato técnico e porcelanato esmaltado.


Ambientes

Cozinhas, salas e banheiros


Vantagens

Piso Uniforme, absorção d'água próxima a zero, tanto as peças brilhosas como foscas tem uma qualidade excelente, enorme gama de texturas e fácil de instalar por suas peças em tamanho grande.

Desvantagens

A principal desvantagem fica por conta do preço que dependendo do produto pode ser bem "salgado", outra ponto critico fica para os cuidados de limpeza que tendem a ser rigorosamente realizados para evitar danos (manchas e riscos) ao porcelanato. É importante deixar claro também, que esse piso é passivo a perda de brilho com o passar do tempo.

Manutenção


Não deixar cair no piso produtos químicos, como alguns tipos de detergente. Vinho, por exemplo, se não for limpo na hora corre risco de manchar.



Para a limpeza, evite produtos químicos e abrasivos, pois costumam prejudicar o esmalte. Água e sabão ou detergente neutro diluído em água são suficientes. Alguns fabricantes oferecem produtos específicos para a remoção de manchas mais difíceis como tinta, café e ferrugem. Estes costumam ressaltar o brilho e proteger a superfície do porcelanato.

Proteja os pés dos móveis e eletrodomésticos.

No caso de reformas, o revestimento existente deve ser removido e o estado do contrapiso avaliado. Ele deve estar limpo,nivelado, impermeabilizado, sem fungos, poeira ou fissuras.

O período de cura leva em torno de 14 dias.


Para limpar use detergente neutro diluído em água, passe uma esponja ou vassoura de cerdas macias na superfície, nunca use palha de aço, nem esponjas de cerdas duras para não correr o risco de riscar e por fim, enxugue com um pano limpo e seco.



Piso Vinílico



Piso Vinílico ou PVC é um revestimento plastificado, podemos encontrar em dois tipos, em placa e manta, a diferença entre eles é a espessura e colocação. O tamanho das placas, cores e padroes variam de acordo com o fabricante. Mais conhecido pelo nome de um dos fabricantes Paviflex da Fademac, sendo de 30x30 cm, 60x60 ou em forma de rolos e espessuras diversas (1,6- 2,0 mm), existindo com e sem flash (manchas características) e o de alto tráfego, sendo bom isolante elétrico.
Este tipo de piso tem sido bem procurado por suas facilidades, apesar de ainda ser um pouco difícil encontrar profissionais que apliquem este piso os resultados têm sido satisfatórios.

Ambientes


Não é recomendado apenas para box de banheiro, cozinha e áreas externas.


Vantagens

Este tipo de piso é macio e térmico, proporcionando conforto. É uma opção ecologicamente correta a partir de materiais reciclados. Fácil recorte para obter desenhos no piso. Mais barato que o piso laminado e em relação ao porcelanato mais barato ainda. Possui grande variedade de texturas e cores. Limpeza simples, rápida e pratica. Pode ser aplicado diretamente no contrapiso, cimentados, lajotas entre outras. Ótimo isolante térmico. Anti-chamas e tem ótima durabilidade. Anti-Alérgico, super indicado para crianças e idosos. Não mancha e nem absorve liquido.


Desvantagens

Não permite lavagem. Não é indicado para uso externo. Não pode ser aplicado por cima de superfícies irregulares. Objetos pontiagudos podem cortar o piso.

Manutenção

Antes de iniciar qualquer método de limpeza é recomendável varrer o piso com uma vassoura de pêlo retirando qualquer partícula de sujidade que venha a danificar ou riscar o piso durante a manutenção.

Limpe todo o piso com detergente neutro diluído em água, faça a mistura em um balde, basta colocar água no balde e adicionar algumas gotas do detergente, faça a mistura até obter uma espuma consistente, proceda com a limpeza utilizando um rodo e pano umedecido na solução. Para retirar manchas e marcas difíceis utilize uma esponja macia.

Deixe a solução de limpeza repousar no piso por alguns minutos para soltar toda a sujeira e gordura, depois passe um pano limpo e que não solte fiapos. Sempre remova o excesso de água para evitar mofo, bolor e infiltrações, a cola pode soltar e desprender o piso.

O recomendável é que sempre siga as orientações do fabricante do piso, podemos entrar em contato para obter a melhor dica possível, abaixo é possível conhecer algumas dicas caseiras que apresentam bons resultados.
Para remover manchas difíceis, eliminar marcas de adesivo, utilize detergente neutro diluído em água morna com uma esponja macia, caso não funcione utilize uma pasta de bicarbonato de sódio para eliminar a mancha, esfregue suavemente com uma esponja até que ela desapareça, em seguida, limpe tudo cuidadosamente para remover quaisquer vestígio da solução de limpeza.
Para renovar o brilho do piso vinílico utilize uma cera recomendada pelo fabricante, ou então tente passar um pano umedecido sobre o piso com uma mistura de aproximadamente 3 litros de água para 1 xícara de vinagre, teste uma pequena área antes de aplicar.


Compartilhe conosco sua experiencia com algum destes pisos.



Visite nosso site e confira os últimos dias da promoção de férias.

4 comentários:

  1. Boa tarde! Gostei muitas das dicas... Eu recomendo os pisos vinílicos principalmente pela praticidade.
    A empresa GOEDE está situada em Pomerode, Santa Catarina. Possui grande variedade de pisos vinílicos, molduras de poliestireno e também placas decorativas em 3d.
    A coleção de Pisos Vinílicos Goefloor, traduz os principais conceitos e tendências aos requisitos atuais em decoração, proporcionando ao ambiente uma linguagem visual limpa e harmoniosa, equilibrando funcionalidade e beleza.
    Para mais informações acesse nosso site:
    http://goede.com.br/pisos.htm

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Parabéns pelo blog. Gostei muitas das dicas... Eu recomendo os pisos vinílicos principalmente pela praticidade.
    A empresa GOEDE está situada em Pomerode, Santa Catarina. Possui grande variedade de pisos vinílicos, molduras de poliestireno e também placas decorativas em 3d.
    A coleção de Pisos Vinílicos Goefloor, traduz os principais conceitos e tendências aos requisitos atuais em decoração, proporcionando ao ambiente uma linguagem visual limpa e harmoniosa, equilibrando funcionalidade e beleza.
    Para mais informações acesse nosso site:
    http://goede.com.br/pisos.htm

    ResponderExcluir
  3. Casei em novembro em março do ano seguinte comprei pisos laminados e foi um investimento bom e um trabalho bem feito minha casa é cheia desses pisos agora

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião os pisos laminados são a melhor escolha para todas os tipos de pessoas e famílias muito fácil de se limpar!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário