quarta-feira, 16 de julho de 2014

Afinal, o que é MDF e MDP?



Quero mobiliar minha casa, mas o que vem a ser MDF e  MDP? Essa pergunta pertinente ecoa na cabeça do consumidor na hora de realizar o sonho de comprar os móveis para casa. Se a pergunta é qual o melhor, eu digo que é tudo uma questão de preferência ou necessidade. Vamos às suas particularidades:


MDF 



Fibra de Média Densidade (ou Medium Density Fiberboard) é nada mais nada menos que eu painel de madeira reconstituída, feita a partir de fibras de madeira com resina sintéticas e aditivos, essas placas são coladas umas sobre as outras e fixadas por meio de pressão. 
Usando uma linguagem coloquial, o MDF são lascas de madeira que são prensadas em alta temperatura, formando então uma placa mais grossa e rígida.

Características


Este tipo de placa proporciona um leque maior de possibilidades na hora de criar seu ambiente, pode receber formas arredondadas, contornos, ajustes e recortes, além disso esse material também aceita mais facilmente a aplicação de pintura. É o mais recomendado para usinagens de superfície, baixo relevo, topo e cantos arredondados por ter um melhor resultado de acabamento. O MDF recebe melhor materiais como Laca e Metacrilato, tem maior resistência à temperatura e umidade e uma melhor aceitação no mercado.
Por ser mais firme, o MDF tende a pesar mais podendo então empenar.O custo é maior que MDP.

MDP


Medium Density Particleboard ou MDP é um painel constituído de partículas de madeira aglutinadas, mais uma vez usando uma linguagem mais popular ele é um um sanduíche madeira, duas partes finas nas superfícies recheado com uma camada mais grossa.

Características


O MDP é comumente usado em portas, prateleiras e gavetas, por ser leve. Permite ótima colagem e um custo material menor que o MDF. Por ser menos pesado ele corre menos risco de empenagem. Não é aconselhável para recortes e usinagem e também não é bem aceito por revestimentos, por ser mais poroso do que o seu semelhante. Muito cuidado para não confundir, costuma-se dizer que o MDP é um intermediário do MDF e Aglomerado, tendo então uma aceitação muito melhor que o aglomerado.

O mito dos Cupins e Mofos


É comum escutar sobre MDP e MDF livres de cupim e mofo, que é lamentavelmente uma inverdade, já que ambos são materiais produzidos a partir da madeira. A verdade é que quando estas placas são feitas, passam por um processo de calor intensivo, logo todo cupim ou até mesmo ovos não sobrevivem à essa exposição , vale ressaltar que se um móvel adquiriu esse tipo de praga, é possível que seja originário das instalações do estabelecimento comercial ou então dentro de casa. Fica a dica então para na hora de comprar, por que não conhecer ONDE seu material te esperará. 

OK, então qual devo comprar?


Tanto o MDF quanto o seu semelhante têm suas particularidades, cabe ao consumidor escolher qual o tipo de característica atende suas necessidades, não existe melhor ou pior, existem vendedores e projetistas capazes de tornar sua casa em seu sonho, seja ele MDP ou MDF.

Acesse o site da Vicenzo e confira nossos ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário