Falar sobre piso é fácil, difícil é escolher o piso certo, aquele que vai harmonizar sua casa, deixar com a sua cara. Que tal conhecermos um pouco mais sobre eles? Uma dica é muito importante, no aquando da escolha, peça uma amostra do piso para que você leve até sua casa para saber se é ele mesmo que você esta procurando, mas é importante também tomar cuidado na visualização, pois nem sempre essas pequenas amostras condizem com perfeição ao material que será comprado. Hoje vamos falar sobre o piso cimento queimado, o carpete e o piso madeira.
PISO CIMENTO QUEIMADO
Um dos materiais com maior uso em construções, o cimento, da vida inclusive ao piso, apesar do nome queimado, ele não recebe nenhum processo químico relativo ao fogo, ele recebe esse nome por ser usado a partir do desperdício de sua matéria-prima.
Esse tipo de piso se assemelha a um cimento alisado e também é popularmente conhecido como "vermelhão".
Ambientes
Cozinhas e salas.
Vantagens
Fácil lavagem devido sua superfície lisa, principalmente para o escoamento d'água, sendo assim ideal para cozinhas.
Possui grande resistência por serem fabricados em concreto de alto desempenho.
Transmite baixa retenção de calor.
Reproduz com perfeição aspectos de materiais como, madeira, couro e etc e lógico, possui um ótimo preço.
Desvantagens
Quando molhado, esse piso se torna perigoso (escorregadio) por ser extremamente liso.
É comum que apareçam trincas perceptíveis ou ate mesmo imperceptíveis, isso pode ocorrer durante a cura (secagem) do piso.
Necessita de uma manutenção especifica anual onde se aplica uma resina protetora.
Outra desvantagem fica por conta da junta que necessitam de no minimo 4mm.
Manchas costumam ficar visíveis com o tempo e sapatos podem marcar o piso.
Manutenção
O cimento mesmo queimado é um material poroso, portanto fácil de manchar. Para evitar manchas, recomenda-se a impermeabilização da superfície ou encerar. Outra alternativa é colocar elementos formando um tapete nos lugares de mais trânsito como em frente a porta de entrada e também na cozinha em frente ao fogão e pia.
CARPETE
Um carpete é uma espécie de tapete que reveste por completo o soalho, sendo nele afixado, popularmente conhecido como forração.
Os carpetes eram muito usados antigamente em apartamentos de todos os estilos, decorando não só dormitórios, como também salas de estar, salas de TV e etc. Hoje com o carpete de madeira, porcelanato e diversas outras opções, ele tem sido deixado completamente de lado. E a explicação para isso pode vir de vários motivos, como as alergias cada vez mais comuns ou até mesmo a moda, que acaba influenciando o gosto das pessoas.Ambientes
Quartos e Salas.
Vantagens
Instalação rápida e fácil, enorme gama de texturas e cores.
Absorve o nível de ruído.
Aquece o ambiente.
Oculta fissuras, vãos e outras partes que incomodam o visual do seu ambiente.
Durabilidade de 5 a 30 anos.
Desvantagens
Quando você pensa em carpete, o primeiro e verdadeiro obstáculo que enfrentamos é a limpeza, que precisa ser constante para evitar ácaros e afins.
Muito fácil de pegar mofo, mau cheiro e sujidades.
Móveis marcam o carpete.
E além de tudo não é recomendado para ambientes com animais de estimação.
Manutenção
Limpe diariamente seu tapete com uma vassoura de cerdas macias, no sentido da trama, e passe o aspirador uma vez por semana.
Álcool ou vinagre branco são excelentes para retirar manchas de vinho ou frutas. Outra opção é usar suco de limão ou uma solução de amônia diluída em água fria (use 1 parte de amônia para 3 partes de água). Essa mesma solução também é ideal para reavivar as cores.
Tenha cuidado redobrado com animais de estimação, pois a acidez da urina dos bichinhos provoca manchas quase sempre irreversíveis.
Sol em excesso desbota as cores. Se parte do tapete costuma receber luz solar diariamente, procure virar a peça a cada três meses.
Para evitar marcas de móveis e objetos pesados, mude a posição da peça pelo menos duas vezes ao ano. Outra ótima dica é usar o vapor do ferro de passar. Vaporize bastante na região onde está a marca, mas sem deixar o ferro encostar no tapete. Em seguida, escove com vigor.
Evite colocar vasos de plantas sobre tapetes. Por conter água, eles retêm umidade e, consequentemente, provocam mofo e atraem fungos e bactérias.
Quando cair líquido no seu tapete, enxugue imediatamente o excesso com papel absorvente e, em seguida, passe um pano úmido com sabão neutro ou de coco. Se preferir, esfregue o local com uma esponja macia e úmida embebida em um pouco de xampu neutro.
Mancha de café é facilmente removida da seguinte maneira: enxugue o quanto antes com um pano seco e, em seguida, esfregue outro pano imerso em água quente acrescida, se necessário, de algumas gotas de detergente. Outra opção é esfregar uma pedra de gelo até a mancha sumir. Use os mesmos procedimentos se a mancha for de chocolate.
Para renovar o tapete ou o carpete de modo barato, espalhe fartamente sobre ele bicarbonato de sódio. Deixe agir por 15 minutos e depois passe o aspirador de pó. Dessa maneira ele ficará livre dos odores.
Se desejar guardar o tapete, escolha um lugar limpo e arejado e enrole-o no sentido do comprimento para evitar marcas quando voltar a usá-lo. Se precisar guardá-lo por um longo período, antes de enrolar polvilhe toda a peça com sal de cozinha. Isso evitar o aparecimento de cupins e traças.
MADEIRA (TABUAS, TACOS E PARQUET)
O piso de madeira voltou, dando um toque de classe e elegância a qualquer estilo de decoração. Além de ser um bom investimento e de aumentar o valor do próprio apartamento, um bonito piso de madeira pode fazer toda a diferença no resultado final da decoração de um espaço, conferindo ao ambiente um ar acolhedor e muito aconchegante.
Ambientes
Quartos e salas.
Vantagens
Versatilidade e outra grande vantagem é que esse tipo de piso é hipoalergênicos e completamente naturais, ou seja, beneficiam sua saúde.
O piso de madeira é mais durável que outro tipo de pisos, necessitando no entanto de uma manutenção regular.
Valoriza o custo do apartamento.
Desvantagens
A madeira é muito vulnerável à umidade, mesmo em pequenas quantidades pode danificar o piso.
O preço é um fator que acaba fazendo seus possíveis compradores desistirem da aquisição, pois adicionado o valor do produto ao da instalação acaba saindo fora do orçamento de muitos bolsos.
Para garantir um brilho prolongado é necessário manutenção constante (encerar principalmente) adicionando um custo a mais.
Por suas indiferenças com água, o piso de madeira acaba sendo completamente dispensável para áreas onde vazamentos são invitáveis.
Manutenção
Limpe o piso de madeira apenas com um pano seco, aspirador ou vassoura de pêlo.
A limpeza com pano úmido provoca a movimentação da madeira, remove o rejunte das tábuas e causa eventuais encanoamentos.
Nas madeiras mais claras, a umidade do pano pode provocar manchas pretas no rejunte e em pequenas fissuras na camada de verniz.
Não use produtos de limpeza com álcool, querosene ou outros solventes, ou que tenham que ser diluídos em um balde com água.
Esses líquido afetam a madeira e o verniz de acabamento.
Dependendo da temperatura e da umidade do ambiente podem surgir aberturas no rejunte das tábuas ou tacos. Esse é um fenômeno natural da madeira que nunca poderá ser eliminado totalmente. Daí a necessidade de se raspar o piso de tempos em tempos.
A necessidade de raspar vai depender da intensidade do uso e da limpeza do piso.
Não existe tempo fixo previsto para reaplicar verniz ou refazer os rejuntes. Tudo vai depender de sua conservação e dos cuidados com a limpeza do piso.
Proteja os pés e bases dos móveis com feltro ou borracha para evitar marcas. Não arraste móveis pesados sem alguma proteção; utilize um tapete ou pano grosso como "cama".
Evite caminhar sobre o piso com sapatos de salto tipo agulha ou outros que tenham pregos ou metais expostos no solado.
Mantenha o piso livre de umidade, barrando a passagem da água de lugares como banheiro e cozinha, fechando janelas quando chove e não deixando vasos de plantas diretamente em contato com o piso.
Evite a exposição direta e intensa de raios solares sobre o piso, evitando assim deformações físicas na madeira e/ou alterações na coloração.
Compartilhe conosco sua experiência com algum desses pisos.
Fonte:
http://www.muranopisosdemadeira.com.br/limpeza_%20manutencao_de_assoalhos.html
http://www.construindominhacasaclean.com/2013/07/tipos-de-pisos-qual-escolher-do.html#.U9olovldX2O